Cape Town 9 - Robben Island (Prisão de Mandela)

Robben Island foi uma ilha que funcionou como presídio por muitos séculos na África do Sul.

Foi o local onde Mandela viveu por 18 dos seus 27 anos de prisão.

A cela de segurança máxima onde Mandela passou OITO dos 18 anos que esteve em Robben Island, é algo ridiculamente pequeno. Durante esse período, ele passava 23 HORAS do dia na cela, só sendo autorizado a uma hora de banho de sol por dia, quando não podia falar com ninguém. Um sujeito passar por isso, sair da prisão e ainda pregar a paz e a união entre brancos e negros é realmente louvável. Qualquer outro sairia com ódio no peito, com gosto de sangue e de vingança na boca.

Mas as primeiras palavras que Mandela pronunciou em público depois de ser solto foram em uma praça de Cape Town, onde disse "Meus amigos, camaradas e irmãos sul africanos. Eu vos saúdo, em nome da paz, da democracia e da liberdade para todos". Nada de revanche, nada de ódio.

A porta da cela de Mandela

A cela de Mandela. 2 metros por 2 metros. Não havia cama ou colchão.
Só um cobertor no chão. Uma pequena janela dava para um pátio interno
onde se via uma quadra de vôlei. Mandela não podia jogar ou falar com
nenhum outro preso.

Do ponto de vista turístico, a visita a Robben Island é bastante entediante. Depois de uma hora, chega-se à cela de Mandela, mas a passagem ali é bem rápida.

Mas o que vale mesmo é que o guia de parte da visita é um ex-prisioneiro político da ilha. Em determinado momento ele senta em uma das celas coletivas, com os turistas em volta, e leva um papo de uns 20 minutos respondendo perguntas e contando de sua vida.

Aprendemos que o nosso guia passou 9 anos preso na ilha, por ter participado de uma tentativa de explosão de um gaseoduto em protesto pelo Apartheid.

Também aprendemos que muitos dos ex-presos políticos se sentem traídos por Nelson Mandela. Acham que ele não restituiu o poder para o povo, que os negros continuam oprimidos e pobres, que deveriam ter sido mais recompensados pelos anos de opressão. Ele disse "Nelson Mandela sold out".

Talvez tenha razão. Ou talvez não se possa esperar de todos a mesma capacidade de superar o sofrimento e tentar unir o país que Mandela demonstrou...


Nosso guia, que tem apenas 52 anos mas parece
muito mais velho, com dificuldades para andar por
conta de um derrame. Passou nove anos preso na ilha.







2 comentários:

  1. Adorei ler sobre a viagem de vcs....viajei sem sair de casa...Amazing!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler sobre a viagem de vcs....viajei sem sair de casa...Amazing!

    ResponderExcluir